segunda-feira, 14 de junho de 2010

MITOLOGIA GREGA: O INÍCIO DOS TEMPOS






A mitologia grega é sem dúvida a mais fantástica e interessante de todas as crenças humanas. Os gregos não viam os deuses como invencíveis e perfeitos, mas sim com características humanas, como inveja, raiva, entre outros.
Aqui está uma pequena parte de como teria sido criado o mundo:

No princípio havia o Caos, não existia luz, a matéria não tinha uma composição física, por exemplo, as terras flutuavam e eram liquidas, o ar era sólido e o líquido gasoso, era realmente tudo um caos.
Então uma divindade desconhecida e poderosíssima separou tudo, a terra por ser mais pesada, ficou abaixo do ar, que era mais leve e a água preencheu as terras, a mesma divindade posicionou as montanhas, colocou os lagos e mares em seus devidos lugares, colocou “ordem no caos”.
Nisso foram criados os dois grandes Titãs, Gaia e Urano, a Terra e o Ar respectivamente, eles foram as primeiras “divindades”.
Gaia e Urano deram origem a todos os outros Titãs, como Cronos, Réia, Oceano, monstros como os ciclopes, entre outros. Oceano governava as águas, Cronos era o Tempo.
Urano querendo poder, aprisionou os ciclopes fazendo os Titãs se rebelarem contra ele. Com a ajuda de Gaia, Cronos enfrentou seu pai, pela frente seria impossível (os Titãs eram gigantes, principalmente Urano e Gaia) então Cronos atacou seu pai pelas costas, com uma foice, cortou seu pênis e jogou-o ao mar, depois despedaçou seu pai.
O pênis de Urano que foi jogado ao mar se tornou Afrodite.
Gaia previu que, como seu pai, Cronos, que se tornara o rei dos Titãs, seria morto por seu filho. O Titã do Tempo era casado com sua irmã Réia e esta, contra sua vontade, entregou todos os seus filho a Cronos, que os devorou, porém sua esposa trocou o último filho, Zeus, por uma pedra, o Titã nem percebeu quando devorou a pedra.
Zeus foi cuidado por Gaia, até sua maturidade, então voltou e atacou seu pai Cronos, abriu a barriga do Titã e libertou todos os seus irmãos, entre eles Posseidon, Hades, Hera, entre outros. Os deuses então entraram em guerra com os Titãs, a Grande Guerra dos Titãs.
Os deuses venceram os Titãs e se tornaram os governantes do planeta, a maior parte dos Titãs foi jogada no Tártaro (Inferno) outros foram condenados a outros castigos, como Atlas que foi condenado a segurar o mundo nas costas. Porém alguns ficaram livres, como Prometeu, Oceano, entre outros.
Zeus, Hades e Posseidon eram os três grandes deuses e decidiram quem governaria o que por sorteio, Zeus ficou com os céus, se tornando o Rei dos Deuses, Posseidon ficou com as águas e Hades, com o submundo. Hades era o mais velho e nunca achou justo ter ficado com o submundo, saindo de lá raramente, apenas em caso de urgência.
Zeus ordenou que Prometeu e seu irmão Epimeteu criassem os seres que habitariam o planeta.
Não se sabe se haviam sementes especiais para criar o homem, só sabe-se que Prometeu criou o homem a semelhança dos deuses e com coluna ereta, para poder olhar para os céus.
Epimeteu foi criando e dando qualidades aos animais e, quando chegou ao homem, não havia mais nada a ser dado a ele, Epimeteu havia usado todas as qualidades, então convenceu Prometeu para que esse subisse ao Olimpo (morada dos deuses) e pegasse a chama do conhecimento para dar aos homens, Prometeu o fez.
Zeus, com raiva de Prometeu, mandou Pandora, a primeira mulher para puni-los, cada deus deu uma qualidade à mulher.
Epimeteu se encantou pela mulher e a guardou, contra a vontade de Prometeu. Pandora encontrou uma caixa onde Epimeteu guardava coisas malignas que não usara ao criar as coisas. A mulher abriu a caixa e todos os males escaparam, ela fechou-a mas já era tarde, quase todo o conteúdo escapara com exceção de uma única coisa: Esperança. Isso significa que, a esperança nunca nos abandona.
Prometeu então, como castigo, foi acorrentado no Cáucaso e condenado a ter seu fígado comido por uma gaivota e depois regenerado.
Entre as principais divindades estão: Zeus, Posseidon, Hades, Hera, Hermes, Apolo, Ártemis, Atena, Afrodite, entre outros.

Isso foi como surgiu o mundo e o homem, algumas coisas devem estar erradas, mas é basicamente isso.

5 comentários:

  1. Love mitologia grega *-*
    Cara, o povo fala de religião e pá, mas isso que é religião! Isso e outras esquecidas por causa da igreja católica!
    Mas faze uq? ..

    ResponderExcluir
  2. mas issos tudo é mentiro, claro q é legal, era so histórias darem ao povo as respostas q queriam, eles achavam até q a mulher ficava gravida do nada, divindade dos deuses

    ResponderExcluir
  3. Claro que é mentira vc estava la po cara não tem como sabe o que e verdade ou não uns acreditão eu um unico Deus e tambem não sabem de nada sobre isso só acreditão

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito em um Deus todo poderoso que criou os céus e a terra, e essas histórias são apenas algo insignificativo que muitos se deixam levar.
    Caros leitores, quer saber a verdadeira história, leiam a bíblia sagrada, ela vai tirar todas as suas dúvidas sobre a criação do mundo.

    ResponderExcluir
  5. Gente...
    discutir sobre religiao é besteira, sou suspeito pra fala de mitologia pois gosto de todas elas, sou estudante de ocultismo, filosofia e historia, percebi que alguns julgam a sua religiao como verdade absoluta, o que nao existe no exterior e sim no seu interior, mais em contraparte nao pode dizer que a sua verdade é a verdade do outro, por exemplo o Dinho que falou da Biblia, se realmente estudasse a Biblia com um bom discenrnimento e nao cegamente veria que é um material simbolico apenas e muitos ocultistas questionam realmente se Jesus existiu ou se nao é uma jogada de manipulaçao, julgando ser um com um povo sem algum conhecimento necessario para debater o assunto...resumindo...tudo é mitologia inclusive a catolica ou nunca ouviu fala de mitologia crista...leve os assuntos pra vc sim se isso te faz bem mais nao imponha a sua fé aos outros pois ela tem q vir de dentro indiferente de religioes...o pior defeito é o preconceito amigo e vc fopi bastante qto a crença de alguns amigos aki...abço

    ResponderExcluir